ASSISTIMOS AVATAR

13/01/2010 09:55

 

Por Cult Lucas Miolla

2 horas e 42 minutos de impressionantes efeitos especiais, cenários virtuais absurdamente realistas, perfeição tecnicológica e gráfica e efeitos quase táteis. Assim foi a impressão que Avatar deixou no Cult Lucas. Porém, apenas isso.

Pode parecer estranho para o leitor que se assista a segunda maior bilheteria da história do cinema e se diga "são efeitos especiais". Não, não é pouco. O filme é fantástico. Um marco na história, revolucionário no aspecto técnico de fotografia, renderização de efeitos de realidade virtual em alta definição. Porém isto não basta para fazer um GRANDE filme.

Avatar é um dos filmes mais LINDOS que ja vi, talvez O MAIS lindo e eu relute a reconhecê-lo por causa da decepção depois de meses de traileres encantadores. Para ser um filme maravilhoso não basta ser bonito. Tem que ter mensagem. Um filme lindo, sem emoções, sem conteúdo, sem setimentos é como uma modelo fotográfica inexpressiva - nao se consegue tirar foto nenhuma dela, pois ela nao faz cara de nada a não ser de sacola de mercado. Algumas cenas mostravam apenas elementos gráficos, ostentando a perfeição dos mesmos. Avatar (e sua narratividade que lembra qualquer desenho matinal da Marvel na TV Globinho) é assim: lindo, mas nao fez seu coração bater. É artificial, pouco humano e ignora os sentimentos profundos que poderiam ter sido explorados na natividade dada como tema. Para não ser injusto, observo um toque de humanidade na cena em que Jake redescobre o prazer de correr no corpo de seu avatar, sendo um paraplégico. Nada mais me emocionou além disso.

Por outro lado CONSEGUE, sim, ser 2a maior bilheteria de todos os tempos porque é um filme FÁCIL. Qualquer pessoa entende, porque nao tem complexidade ou profundidade nenhuma a ser entendida, a não ser a complexidade da cultura de massa. Mas isso está no contexto de quem assiste, e não no filme, ou seja, nao é mérito de Avatar. É um filme que eu nao assistiria duas vezes. E olha que eu ja vi A Lagoa Azul na Sessão da Tarde pelo menos 3 vezes.

Por Cult Lucas Miolla

Voltar

Tópico: ASSISTIMOS AVATAR

Data
De
Assunto

assistimos avatar: contra-crítica

Discordo do meu muito querido amigo cult, sobre a critica apresentada acima. Realmente, AVATAR é um filme no qual seu maior marco se concentra na plasticidade da cena, nos elementos gráficos e nos cenarios estonteantes. Mas não acho que seja um filme pobre em historia e dramaturgia. Na minha visão pessoal, AVATAR retratou uma crítica à petulância e "ditadorismo" inerente da raça humana, que passa por cima de qualquer coisa para alcançar seus objetivos. Ora, o que se viu no filme, se ve na realidade. Eu assisti e sai do cinema com uma impressão na cabeça: o ser humano tem uma natureza filha da puta. O filme me causou reações e emoções, que provavelmente foram ocasionadas sim pelo meu próprio contexto (contexto de quem assiste), mas é exatamente isso o que faz um bom produto artistico, seja qual for. Uma coisa é retratar as exatas emoções que se deseja passar, como numa mímica. A outra é prover subsidios para que o apreciador adquira suas proprias emoções, a partir do seu proprio contexto.. mesmo que as emoções seja a falta dela.

ok ok, eu não sou cult... mas era preciso retrucar ;)

Data
De
Assunto

Re:assistimos avatar: contra-crítica

Fazer o quê, é verdade.

Data
De
Assunto

Re:assistimos avatar: contra-crítica

Principalmente isto: é exatamente isso o que faz um bom produto artistico: o filme me causou reações e emoções, que provavelmente foram ocasionadas sim pelo meu próprio contexto. Pura verdade. Caí do cavalo!

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.