Presidente Lula sofreu crise de hipertensão na noite de quarta

28/01/2010 11:16

Durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento, UPA, em Paulista, Região Metropolitana do Recife abriu seu discurso dizendo que iria falar pouco, pois estava com a garaganta doendo. Completou: "não quero ser o primeiro paciente desta UPA". Pouco tempo depois ele disse:" tá tudo tão bem equipado, que dá vontade de ficar doente para ser atendido aqui"...mistério! 

Durante a quarta-feira, Lula participou de eventos ao lado da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidencia. Em um dos eventos, a inauguração de uma unidade médica, fazia muito calor, de acordo com relatos da imprensa do Recife. 

À noite, Lula foi a um jantar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas. 

   

A assessoria do presidente informou que Lula cumpriu agenda no Recife “cansado e indisposto”. Ao deixar o jantar com o governador Eduardo Campos, ele continuava indisposto. 

Segundo a assessoria informou ao G1, Lula estava dentro da aeronave quando o médico detectou o quadro de crise hipertensiva.

O médico aconselhou, então, Lula a ir ao Hospital Português e fazer uma bateria de exames. Ele passou por um eletrocardiogama, um raio-x no tórax, uma tomografia de tórax, um ecocardiograma e exames de sangue. Segundo a assessoria, os resultados não apontaram qualquer problema adicional, a não ser a pressão alta. 

Os assessores informaram ainda que Lula foi medicado com diuréticos e sua pressão já estava normalizada em 13 por 8 por volta das 3h. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 11h05 desta quinta-feira (28) ao aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, de onde deve ir para o seu apartamento em São Bernardo do Campo, no ABC. O presidente vai  passar o final de semana em São Bernardo, segundo informou a assessoria da presidência.

Lula saiu do Recife às 8h (horário de Brasília) após receber alta do Hospital Português, onde ficou internado depois de sofrer uma crise de hipertensão na noite de quarta-feira (27).  De acordo com Cléber Ferreira, médico que acompanha o presidente na viagem, a pressão de Lula atingiu 18 por 12. 

Responsável por atender o presidente em São Paulo, o médico Roberto Kalil Filho havia dito que receberia Lula no aeroporto para realizar os primeiros exames.

Segundo a assessoria da Presidência, todos os compromissos oficiais que o presidente teria até domingo (31) estão cancelados, incluindo a participação no Fórum Econômico de Davos, na Suíça (onde será representado pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles), e na etapa de Salvador do Fórum Social Mundial. A agenda deve ser retomada na segunda-feira (1º).

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.