Blog

Chile impõe toque de recolher em áreas mais atingidas por terremoto

01/03/2010 10:41

Exército foi enviado a cidade próxima do epicentro onde ocorreram saques; mortos passam dos 700.


Depois de uma reunião com o Comitê de Emergência, a presidente do Chile, Michelle Bachelet anunciou os detalhes de um plano de ação elaborado junto com os ministros para enfrentar a devastação causada pelo terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o país no sábado.

Entre as medidas do governo está a imposição de um toque de recolher nas duas regiões mais atingidas, Maule e a região da cidade de Concepción (Bío Bío), que começa na noite deste domingo. As duas regiões foram consideradas zonas de catástrofe.

O Exército foi enviado à Concepción para ajudar a polícia local, depois que o comércio da cidade foi alvo de saques. Concepción é a segunda maior cidade do país e o centro urbano mais próximo do epicentro do terremoto (90 quilômetros).

"Estamos em uma emergência sem precedentes na história do Chile. Assinamos com o ministro do Interior e da Defesa o decreto de exceção nacional de catástrofe para as regiões de Maule e Bío Bío", afirmou Bachelet.

Esta decisão implica que as autoridades poderão restringir certos direitos constitucionais, como o de circulação ou transporte de mercadorias, para evitar incidentes ou maiores danos.

A presidente chilena também anunciou na tarde de domingo o aumento do número de mortos no terremoto, que chegou a 708, mas reconheceu também que este número deve aumentar.

"A catástrofe é enorme... e há um número crescente de pessoas desaparecidas. Tenho a certeza de que estes números continuarão crescendo", disse Bachelet.

A presidente chilena afirmou que 541 pessoas morreram apenas na região de Maule, 64 na região Bío Bío e um total de 103 mortos em outras áreas.

Michelle Bachelet também anunciou o início imediato da distribuição gratuita de alimentos de primeira necessidade nas áreas mais devastadas pelo terremoto, entre elas, Concepción.

Apesar da reabertura de estradas e do aeroporto de Santiago, os grandes danos ainda estão impedindo os trabalhos das equipes de resgate e há muita dificuldade para se chegar aos que ainda estão soterrados nos escombros.

Cerca de 1,5 milhões de residências foram danificadas e, de acordo com Bachelet, cerca de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelo terremoto. Foi o maior tremor registrado no país em 50 anos.

Custos e danos

O presidente eleito Sebastián Piñera deve assumir o cargo dentro de duas semanas e já tem se manifestado a respeito do terremoto e da reconstrução do país.

"Será uma tarefa muito grande e vamos precisar de recursos", ele disse.

A companhia de avaliação de riscos americana Eqecat calculou que os prejuízos se situem entre US$ 15 bilhões e US$ 30 bilhões, equivalentes a algo entre 10% e 15% do Produto Interno Bruto (PIB) chileno.

Em cidades costeiras, como Talcahuano, perto de Concepción, tsunamis gerados pelo tremor destruíram instalações portuárias e a infraestrutura próxima do mar.

Em Curicó, a 180 km ao sul de Santiago, cerca de 90% do centro histórico da cidade foi destruído.

Saúde

O comitê liderado por Bachelet concluiu que o setor de saúde é o que, no momento, requer medidas mais urgentes.

Para lidar com as emergências no país, a presidente informou que vai usar toda a rede pública de saúde para atender pacientes em situação crítica, enquanto continuam os transportes de hospitais destruídos ou fechados nas áreas mais atingidas até outros centros de assistência que estão funcionando.

"Vamos buscar soluções distintas, como hospitais de campanha, mas também vamos adaptar locais que permitam a implementação de soluções no médio prazo", afirmou Bachelet.

O comitê também determinou o envio de cerca de 400 urbanistas para as ruas das áreas afetadas pelo terremoto para avaliar a situação dos prédios. Entre estes prédios haveria muitos que não apresentam problemas visíveis, mas poderiam ter problemas estruturais graves.

A ajuda também poderia chegar do exterior. O governo chileno está avaliando como proceder com a chegada de equipes de resgate internacionais para dar apoio nestas áreas.

Aeroporto

Por ora, há uma opinião geral entre os observadores de que a resposta do governo chileno ao terremoto foi rápida.

O aeroporto na capital, Santiago, foi reaberto neste domingo com um total de cinco voos internacionais chegando ao local. O aeroporto, um dos principais do país, tinha sido fechado devido aos danos causados pelo terremoto.

Autoridades também informaram que o serviço de transportes públicos está retornando ao normal. Uma linha de metrô em Santiago foi reaberta.

O governo também decidiu aplicar soluções de emergência como a colocação de pontes removíveis onde as originais caíram, ou a abertura de caminhos alternativos para estradas e ruas bloqueadas.

"O problema que temos agora se chama energia: restabelecimento rápido da energia", afirmou o ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma.

Mais, ainda é preciso fazer chegar ajuda humanitária a muitos que precisam, como moradores da ilha de Juan Fernandez, onde cinco pessoas morreram.

Para complicar a tarefa, após o terremoto principal, dezenas de "réplicas", ou tremores secundários, atingiram o Chile - incluindo um tremor de magnitude maior que 6 registrado neste domingo.

>>

'Cats' ganha montagem brasileira com letras de Toquinho

24/02/2010 15:13

Musical da Broadway estreia em São Paulo no dia 4 de março.
Paula Lima interpreta canção famosa na voz de Barbra Streisand.


Encenado há 30 anos na Broadway e dono de uma das maiores bilheterias do mundo, o musical "Cats" ganha versão brasileira a partir do dia 4 de março, no Teatro Abril, em São Paulo. Traduzido para mais de 10 idiomas, o espetáculo do autor britânico Andrew Lloyd Webber terá pela primeira vez canções em português, com letras assinadas pelo compositor Toquinho.

Caso da canção "Memory", gravada em mais de 150 versões sendo a mais famosa delas na voz da atriz Barbra Streisand. "Estou me adaptando à linguagem do musical. Sou uma aluna aqui, mas me sinto em casa", diz a cantora, que interpreta a gata Grizabella.

"Foi superdifícil achar o tom sofrido dessa personagem, que é muito dramática, cheia de nuances e tenta o tempo todo ser aceita pelo seu grupo. Logo eu, que sou uma pessoa do baile, da festa", brinca Paula, que se torna irreconhecível no palco em sua caracterização

Completam o elenco principal os atores Saulo Vasconcelos e Sara Soares. Ambos integraram o elenco das montagens de "O fantasma da ópera" e "Les Misérabels" em São Paulo. Ao lado de "Cats" os dois espetáculos formam a triologia dos musicais mais assistidos do mundo. 
 

>>

Sete estudantes são vítimas de trote violento em Barretos

24/02/2010 15:04


Eles sofreram intoxicação e queimaduras de 1º grau.
Santa Casa da cidade atendeu jovens na noite desta segunda.



Sete calouros do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), no interior de São Paulo, foram alvo de um trote violento na noite desta segunda-feira (22), primeiro dia de aula. Eles foram atingidos por um líquido, ainda não identificado, jogado por veteranos, que causou queimaduras e náusea.

Os jovens foram atendidos pela Santa Casa de Misericórdia de Barretos, em São Paulo, vítimas de intoxicação e queimaduras de 1º grau. De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, os estudantes foram liberados na noite de ontem.

Os jovens são moradores da cidade de Jaborandi e foram atingidos quando desceram do ônibus que os deixou perto da faculdade. "As brincadeiras começaram dentro do ônibus, com tinta e corte de cabelo, mas, até aí, estava tudo bem", conta Patrick Adriano Pereira dos Santos, 23 anos, calouro do curso de engenharia civil.

  "Quando saímos do ônibus, jogaram o produto na gente. Entramos na faculdade e fomos lavar com água, mas queimava muito e dava tontura. Tivemos que ir até o hospital."

A universidade, em nota, lamentou o fato e informou que a agressão aos alunos aconteceu fora do campus da instituição. Ainda conforme o comunicado, a instituição diz que seguranças e monitores foram contratados para coibir trotes violentos e depredação de patrimônio por parte dos alunos. De acordo com a nota, "dentro do campus, as brincadeiras e trotes transcorreram com tranquilidade e segurança, sem excessos".

A instituição informou, também, que pedirá o reforço do patrulhamento da Policia Militar fora das dependências do centro universitário para garantir a segurança dos cerca de 4 mil alunos.

 Um boletim de ocorrência foi registrado no 2º Distrito Policial de Barretos, que vai apurar o caso.

 

Fonte: Portal G1

>>

Cientistas dos EUA desenvolvem maior temperatura da história

15/02/2010 18:31


Experimento conseguiu calor de 4 trilhões de graus Celsius.
Temperatura é suficiente para derreter prótons e nêutrons.


Cientistas criaram a temperatura mais alta da história em laboratório - 4 trilhões de graus Celsius -, quente o suficiente para desintegrar a matéria e transformá-la no tipo de sopa que existiu milionésimos de segundos depois do nascimento do universo.

 

 Eles usaram um acelerador de partículas gigante do Laboratório Nacional de Brookhaven, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, em Nova York, para bater íons de ouro na produção de explosões ultra-quentes, que duraram apenas milésimos de segundos.

Isso, no entanto, foi suficiente para dar aos físicos assunto para anos de estudo, que eles esperam vão ajudar a entender por que e como o universo foi formado.

"Essa temperatura é alta o suficiente para derreter prótons e nêutrons", disse Steven Vigdor, do Brookhaven, em uma entrevista coletiva num encontro da Sociedade Americana de Física, em Washington, nesta segunda-feira 15).

 Origem do universo

 Essas partículas formam átomos, mas elas próprias são formadas por componentes menores chamados quarks e glúons.

Os físicos buscam agora minúsculas irregularidades capazes de explicar por que a matéria acumulou nessa sopa quente primordial.

Eles também esperam usar seus achados em aplicações mais práticas --como no campo da "spintrônica", que tem como objetivo desenvolver peças de computador menores, mais rápidas e mais potentes.

Eles usaram o Colisor Relativístico de Íons Pesados (RHIC), um acelerador de partículas com 3,8 quilômetros de comprimento e que está a 4 metros abaixo do chão em Upton, em Nova York, para colidir íons de ouro bilhões de vezes.

"O RHIC foi projetado para criar matéria nas temperaturas encontradas inicialmente no universo antigo", disse Vigdor. Eles calculam que a temperatura de 4 trilhões de graus se aproxima muito disso.

O centro do nosso Sol mantém-se a 50 milhões de graus, o ferro derrete a 1.800 graus e a temperatura média do universo é atualmente de 0,7 grau acima do zero absoluto.

>>

Estudante de Campinas é aprovada em medicina por 4 universidades públicas

09/02/2010 11:54

Bárbara escolheu cursar a Unicamp.

Ela também foi convocada pela USP, Unesp e Famema.

A estudante Bárbara Ferrarezi, de 18 anos, está radiante. O esforço que fez no ano passado, alternando os estudos e o trabalho na banca de doces da mãe, em Campinas, no interior de São Paulo, deu resultado.

Ela foi aprovada no curso de medicina por quatro instituições públicas: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Faculdade de Medicina de Marília (Famema).

“A sensação é de missão cumprida. Estou muito feliz porque sempre quis ser médica”, conta Bárbara, que já fez sua escolha: vai estudar na Unicamp. “É a melhor alternativa porque não preciso mudar de cidade, além de ser uma excelente universidade”, diz.

Bárbara estudou em colégio estadual durante o ensino fundamental. Quando chegou ao nível médio, os pais da jovem, João Francisco Ferrarezi e Beatriz Ferrarezi, matricularam a filha em um colégio particular. O pai de Bárbara é taxista e a mãe tem um comércio de doces. “Eu ficava algumas horas na loja ajudando, mas estudava todos os dias”, conta.

Além das instituições onde foi aprovada, ela também fez provas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), que ainda vão divulgar seus resultados. “Mesmo que passe em alguma dessas duas, não vou mudar minha escolha".

 Este foi o segundo ano consecutivo que Bárbara brigou por uma vaga nos vestibulares da USP e da Unicamp.

>>

Noivo morre a caminho da igreja no RS

08/02/2010 12:25

Advogado sofria de asma e teve crise uma hora antes da cerimônia.
Comida que seria servida na festa de casamento foi doada em Santa Maria.

O advogado Wayne Kirchoff de Melo, 30 anos, morreu a caminho da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria (RS), onde seria realizada a cerimônia de seu casamento, às 20h deste sábado (6). Segundo a família, ele sofria de asma e teve uma crise aguda no trajeto para o templo.

Ele estava acompanhado de seu irmão e de sua mãe quando enfrentou problemas respiratórios, às 19h. O restante dos familiares dele e da noiva, a professora Suelen Haygert, com quem namorou por cerca de um ano e meio, estavam na igreja quando souberam da morte do noivo.

"Parece história de novela. Estava todo mundo na igreja esperando os noivos chegarem quando soubemos que ele tinha morrido", disse Aline Kirchoff, 21 anos, prima do advogado.

 A noiva estava a caminho da igreja quando recebeu um telefonema informando que o noivo estava passando mal. "Ela foi para a casa, tirou o vestido de noiva e foi para o hospital, mas ele [Wayne] já estava morto", disse Aline.

Durante a crise asmática, Wayne pediu que o irmão o levasse para o hospital. "Ele chegou e já desmaiou quando saiu do carro. Com isso, ele acabou batendo a cabeça no chão. Meu primo foi socorrido, mas acabou morrendo logo depois", afirmou Aline.

Parte dos familiares e convidados do casamento seguiram até o hospital em busca de informações sobre o advogado. "A comida que seria servida na festa do casamento foi doada para uma instituição de caridade", disse a prima do noivo.

Suelen ainda não entrou no apartamento onde viveria com o futuro marido depois da morte dele. "Ela está muito abalada e nervosa com o que aconteceu. A Suelen não quer entrar mais no apartamento, então, não sabemos o que será feito com os presentes de casamento que eles receberam", revelou a prima.

Wayne Kirchoff foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria às 10h deste domingo (7).

Fonte: G1

>>

Apesar dos recordes, 'Avatar' está longe de ser o filme mais visto do mundo

07/02/2010 13:26

 

Em bilheterias, ele é o que mais vendeu no mundo e na América do Norte.

Mas 'E o vento levou', clássico de 39, é líder em número de espectadores.

 

Maior bilheteria do cinema mundial, com US$ 2,08 bilhões acumulados até a última sexta-feira (5), "Avatar" já se consolidou como o novo marco comercial da indústria para este início de século XXI. Desde sua estreia, em dezembro de 2009, o épico futurista de James Cameron já coleciona uma série de recordes de desempenho e, na semana passada, tornou-se oficialmente o filme que mais arrecadou na América do Norte (EUA e Canadá) em todos os tempos, com US$ 606,5 milhões em ingressos vendidos na região até sexta. O recorde teve um gostinho especial para James Cameron: foi marcado em cima de outro de seus filmes, o gigante "Titanic", que permanecia intacto no trono desde 1998.

Os números são, de fato, impressionantes. Não é todo dia que um blockbuster rompe a barreira dos US$ 500 milhões nas bilheterias norte-americanas, ainda mais quando se trata de uma franquia totalmente inédita - sucessos mais recentes como "Batman - O cavaleiro das trevas" e "Shrek 2", por exemplo, tinham a seu favor o fato de já estarem no imaginário do público. Mas, quando se olha por outro ângulo, o do número de pessoas que efetivamente compraram seus ingressos e entraram em uma sala de cinema para assistir ao filme, "Avatar" está ainda a léguas de distância do campeão absoluto desde 1939, o clássico "E o vento levou". 

O principal motivo da distorção é fácil de entender: desde o início da tabulação do desempenho dos filmes no mercado norte-americano, sempre se contou os resultados em dólares arrecadados, nunca em tamanho de público, como se faz no Brasil, por exemplo. De acordo com o site especializado na indústria cinematográfica da região BoxOfficeMojo.com, simplesmente não há dados 100% seguros sobre número de espectadores de um filme neste que é certamente o maior mercado de cinema do mundo. O site, que é o mais confiável do setor, criou no entanto um método prático para se calcular o número aproximado de espectadores de um filme, dividindo-se o total arrecadado pelo preço unitário médio do ingresso na época do lançamento.

 

Ginástica matemática

Por meio desse cálculo, estima-se que cerca de 202 milhões de norte-americanos tenham visto "E o vento levou" quando o ingresso custava em média US$ 0,23. Na outra ponta, "apenas" 61 milhões de pessoas viram "Avatar" até agora na América do Norte. Justiça seja feita, o filme de Cameron está em cartaz há oito semanas, enquanto que "E o vento levou" foi exibido durante anos em sua versão original e teve pelo menos sete relançamentos. Ainda assim, se atualizarmos os US$ 0,23 do ingresso de 1939 para os US$ 7,61 de 2010, o clássico estrelado por Clark Gable estaria com  US$1,5 bilhão em bilheterias - só na América do Norte. 

Também em valores atualizados,  "Avatar" fica atrás de superproduções como "Star wars" e "E.T.", que ocupam a segunda e a quarta posições, respectivamente, e do próprio "Titanic", na sexta colocação.

 

Por fim, outro fator que contribui para dificultar as comparações entre o sucesso de  "Avatar" e o de outros blockbusters no passado está ligado a uma característica peculiar do primeiro: trata-se concretamente do primeiro grande lançamento a ocupar mais salas 3D e de tecnologia IMAX do que as tradicionais, e o preço do ingresso nessas instalações mais modernas também tende a variar para mais. 

Segundo relatório do BoxOfficeMojo, 64% da renda de "Avatar" na América do Norte foi feita em salas 3D, 16% em IMAX e outros 19% em cinemas convencionais. Com preço médio de US$ 14,58, um ingresso de sala IMAX equivale a praticamente o dobro de um ingresso normal; o de uma sala 3D gira em torno de US$ 10.

Com isso, é compreensível que "Avatar" acumule cifras mais altas que "Titanic", por exemplo, mas que continue na 53ª posição em público estimado, contra o 6º lugar do drama romântico de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.

 

Ducha de água fria?

Apesar de todas as ponderações necessárias, o desempenho comercial de "Avatar" na América do Norte e no mercado internacional continua impressionando mesmo os profissionais do setor.

"'Avatar' é um fenômeno. Não há a menor dúvida. Ele pode estar atrás de 'Titanic' ainda em termos de espectadores, mas 'Titanic' tinha um público mais amplo, que ia desde as garotas adolescentes até a terceira idade. 'Avatar' tem um público mais direcionado", opina Pedro Butcher, editor do Filme B, site brasileiro sobre o mercado de cinema do país. 

Por aqui, "Avatar" já acumula R$ 77,8 milhões arrecadados e um público de 7,2 milhões de espectadores, segundo dados de sexta-feira do Filme B. Para efeito de comparação, "A era do gelo 3", filme mais visto no país em 2009, rendeu R$ 81 milhões nas bilheterias e foi assistido por 9 milhões de brasileiros.

Segundo Butcher, talvez o principal feito de "Avatar" não esteja nos números mas em transformar o hábito dos cinéfilos no mundo todo. "'Avatar' é realmente um marco do cinema digital e 3D. O que acontece agora é que o próximo 'Harry Potter' e 'Fúria de titãs' serão convertidos em 3D. Se o lançamento tiver o mesmo público-alvo de 'Avatar' vai ficar estranho não sair também em 3D", conclui.

James Cameron, claro, sabe disso tudo há muito tempo e já promete, para breve, uma versão em 3D de "Titanic". De uma forma ou de outra, parece que o diretor megalômano vai continuar reinando no mundo do cinema por um bom tempo.

Fonte: G1

 

>>

'Nosso lar' completa ano de Chico Xavier nos cinemas

06/02/2010 15:58

 Adaptação de livro mais popular do médium estreia em setembro.

 Em abril, cinebiografia sobre ele também chega aos cinemas.

Ano de centenário de nascimento de Chico Xavier, maior expoente do espiritismo no Brasil, 2010 terá o lançamento de dois longa-metragens sobre ele nos cinemas.

Além da cinebiografia dirigida por Daniel Filho, que deve estrear em 2 de abril, os brasileiros verão em setembro o médium em "Nosso lar", adaptação do livro de mesmo nome psicografado por Xavier em 1944. Maior clássico da literatura espírita nacional, o romance - que acabou virando série - é contado sob o ponto de vista do espírito André Luiz, que, como um repórter, transmite suas impressões sobre o mundo espiritual pós-vida para Xavier. 

  

Dirigido por Wagner de Assis ("A cartomante"), "Nosso lar" é rico em efeitos especiais. "O filme todo se passa em uma cidade espiritual chamada Nosso Lar, e o maior desafio foi a construção dessa cidade", explica a produtora do filme Iafa Britz. "Durante meses, nossa diretora de arte e um grupo de arquitetos se debruçaram sobre esse projeto, que é verdadeiramente arquitetônico. Depois, tudo foi recriado pelo pessoal dos efeitos especiais."

Para a fotografia e os efeitos especiais foram convocados profissionais internacionais, incluindo o diretor de fotografia Ueli Steiger (de "10.000 A.C", e "O dia depois de amanhã") e o supervisor de efeitos especiais Lev Kolobov, da empresa canadense Intelligent Creatures ("A caçada", "Babel" e "Watchmen"). No elenco, "Nosso lar" tem Renato Prieto, Othon Bastos, Ana Rosa, Werner Schunemann, Lu Grimaldi, Nicola Siri e Chica Xavier e Paulo Goulart - que também participa do longa de Daniel Filho. 

Sobre a possibilidade de bater de frente com outra produção sobre Xavier nos cinemas neste ano, Britz afirma que "não tem concorrência". "Um filme é 'primo' do outro. 'Chico Xavier' sai em abril, e o nosso, em 3 de setembro. E são filmes muito diferentes. 'Chico' é baseado em uma biografia escrita por outro autor. 'Nosso lar' é uma adaptação de uma obra que foi escrita por ele, um livro que teve tiragem de 2 milhões de cópias e que, estatisticamente, foi lido por 16 milhões de pessoas", diz a produtora, envolvida no projeto desde 2005.

"Sabemos do potencial do filme e esperamos que ele atinja o público como um todo. Qualquer um pode gostar e se interessar por 'Nosso lar'. É uma história que pode ser contada não só para quem é espírita mas para qualquer um", conclui.

 Nascido em 1910 no município de Pedro Leopoldo (MG) e morto em 2002 em Uberaba (MG), Xavier publicou mais de 400 livros em vida, todos eles, afirmava, psicografados através de conversas com espíritos. Estima-se que mais de 20 milhões de exemplares de sua obra já foram vendidos.

Fonte: G1

>>

Petrobras perdeu US$ 12 bilhões em valor de mercado em um dia, diz consultoria

06/02/2010 11:35

Perda foi a maior entre empresas de capital aberto das Américas.
Valor de mercado da Vale recuou quase US$ 10 bilhões.


A quinta-feira (4) de forte queda nas bolsas de valores resultou em reduções acentuadas no valor de mercado das maiores empresas brasileiras. O movimento foi liderado pela petrolífera Petrobras, que perdeu quase US$ 12 bilhões em um só dia.

Segundo levantamento da consultoria Economatica, a empesa perdeu US$ 11,956 bilhões em valor de mercado em 4 de fevereiro, dia em que a Bovespa registrou queda 4,73%, a maior desde outubro do ano passado. O valor de mercado da companhia foi reduzido de US$ 174,637 bilhões para US$ 162,681 bilhões.

A queda no valor de mercado da Petrobras foi a maior registrada entre as empresas de capital aberto da América Latina e dos Estados Unidos, segundo o levantamento. A mineradora Vale aparece em segundo lugar do ranking, com perda de US$ 9,823 bilhões, seguida pela norte-americana Exxon Mobil, que “encolheu” US$ 8,925 bihões.

Entre as 30 maiores quedas da região, outras quatro são de empresas brasileiras: Banco Santander, na 16ª colocação, com queda de US$ 4,074 bilhões; o Itau-Unibanco, na 20ª colocação, com queda de US$ 3,644 bilhões; Ambev na 28ª colocação, com US$ 3,233 bilhões de queda; e a OGX Petróleo, na 30ª colocação, com queda de US$ 3,008 bilhões.

Fonte: G1

>>

Artista faz telas com material velho de computador

04/02/2010 10:32

Nick Gentry usa disquetes, fitas de vídeo e cassetes para produzir retratos.

O artista plático britânico Nick Gentry descobriu um novo uso para antigos objetos para armazenamento de dados, como disquetes, fitas de vídeo e fitas cassetes. Em suas telas, Gentry usa esses objetos para construir faces imaginárias e identidades que podem ter ligação com informações pessoais armazenadas nos disquetes.

"Como criança que cresceu nos anos 80 e 90, esta combinação (de artefatos para o armazenamento de dados) desempenhou um grande papel no que eu aprendi sobre o mundo", diz Gentry.

"Filmes favoritos, álbuns, jogos e até gravações pessoais - todos eram armazenados neles. O mundo inteiro dependia totalmente destes formatos físicos de mídia."

"Agora, de repente, nós passamos por um momento em que eles são obsoletos, foram substituídos por inúmeros arquivos intangíveis de dados."

Ele disse que foi por acaso que descobriu que a peça de metal circular no verso dos disquetes funcionava bem como metáfora para o olho humano.

"Isto foi muito importante para mim, pois os olhos de uma pessoa podem revelar a identidade dela e seus sentimentos", afirmou.

Gentry disse esperar que seu trabalho possa "encorajar as pessoas a pensar de maneira mais criativa sobre os objetos que são considerados obsoletos ou inúteis".

Ele já participou de mostras em galerias britânicas e nos Estados Unidos.

Fonte: G1

>>

Médico de Michael Jackson deve se entregar à polícia na sexta, diz site

04/02/2010 10:19

'Ele está mais do que pronto para se apresentar', diz advogado de defesa.
Conrad Murray reconheceu que administrou anestésico ao astro pop.



Conrad Murray, o médico que cuidou de Michael Jackson nos últimos dias de sua vida, deve se entregar à polícia na sexta-feira (5), afirma o site especializado em celebridades "TMZ".

De acordo com a reportagem, ele deve ser formalmente acusado pelo envolvimento na morte do Rei do Pop na sexta. Pela manhã, deve se apresentar à polícia de Los Angeles e já teria uma audiência marcada com um juiz às 13h30, no horário local.

O médico já havia manifestado sua disposição em se entregar caso as autoridades o indiciassem por homicídio não premeditado, afirmou seu advogado na quarta-feira (3). E, desde então, a expectativa é que ele se apresente à Justiça a qualquer momento.

"Ele está mais do que pronto para se entregar à polícia e para responder a qualquer acusação", disse o defensor do dr. Conrad Murray, Ed Chernoff. No entanto, o escritório da promotoria do distrito de Los Angeles não confirmou oficialmente que vá apresentar as acusações contra Murray.

O médico, de 56 anos, reconheceu que administrou o poderoso anestésico propofol, uma das drogas fortes que o astro do pop insistia em tomar para poder conciliar o sono.

Jackson morreu, aos 50 anos, em 25 de junho por causa de uma parada cardíaca vinte minutos depois de tomar essa injeção.

Fonte: G1

>>
Todos os artigos

Itens: 1 - 11 de 53

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.